Templo de Lou Pan Si Fu

Templo de Lou Pan Si Fu Templo de Lou Pan Si Fu Templo de Lou Pan Si Fu 
Templo de Lou Pan Si Fu Templo de Lou Pan Si Fu 
Templo de Lou Pan Si Fu Templo de Lou Pan Si Fu

Situa-se na Rua da Cal e foi construído em 1859. Está classificado como monumento por ser considerado um edifício de significado histórico.

O templo é dedicado a Lou Pan, mestre carpinteiro da corte imperial que se tornou patrono dos carpinteiros, pedreiros e pintores da construção civil e, por isso, também conhecido por Mestre dos Três Ofícios. É ainda patrono dos operários e artesãos dos estaleiros de construção naval. Atribuem-lhe a invenção de plainas, réguas, esquadros, fios de prumo e do sistema de encaixe nas peças de madeira, sem recurso a pregos.

É no dia 13 do 6º mês lunar que se celebra o dia de Lou Pan. O templo é decorado, aos fiéis é dada uma lanterna de papel, toca-se o sino e tambores e, no altar são colocadas as oferendas: porco inteiro assado, bolos de fruta e flores frescas. Aí, os fiéis curvam-se por três vezes diante da estátua da divindade. E este ritual termina com um banquete. 

A tradição era os festejos incluírem também ópera chinesa ou teatro de fantoches. Os trabalhadores dos ofícios protegidos pela divindade tinham folga neste dia para poderem participar nas celebrações que incluíam a distribuição do chamado «prato de arroz de Lou Pan» ou «prato de arroz do Mestre», entre os vizinhos e, principalmente, pelas crianças, pois acreditava-se que lhes traria um futuro promissor e seriam saudáveis.

Hoje em dia este templo encontra-se quase sempre de portas fechadas.
Enviar um comentário