A pesca, uma industria importantissima de Macau

Os Chinas tem um terror excessivo ás armas de fogo, e ainda que não usam dellas para caçar, apanham toda a qualidade de caça viva, e em maior quantidade do que os Europeos, por meio de redes e armadilhas, no que são muitissimo engenhosos, bem como nas pescas.

Tambem fui a varias pescarias, divertimentos a que é muito dada a gente de Macáo: o peixe é abundante, mas pouco saboroso; o das especies conhecidas em Portugal é muito inferior: passa todo por ser pouco saudavel para os Europeos. 

Tem os Chinas diversos e singulares modos de pescar, até com passaros domesticados.

Apontamentos d'uma viagem de Lisboa a China e da China a Lisboa de Carlos José Caldeira. 1853
rev Branco e Negro

A pesca é uma industria importantissima em Macau; basta dizer que abastece os mercados d'esta cidade e da de Hong-Kong. N'esta industria e respectivas embarcações empregam-se mais de oitenta mil pessoas, não fallando das que em terra tratam da salga e secca do peixe, em cujo serviço (...) entram grande numero de habitantes do concelho da Taipa. 

Em Macau contavam-se (em 1884) embarcações de pesca 516, na Taipa 291, em Colowane, 113; o que dá um total de 920. O systema chinez de fiscalisação, a venalidade dos arrematantes das alfandegas, a immoralidade que reina n'este serviço, tudo isto junto ao facto de taes casas fiscaes rodearem a peninsula e quasi se acharem em aguas portuguezas, traz-nos graves damnos. A despeito de tudo, sustentam-se carreiras de vapores e juncos para Hong-Kong, Cantão, Hoi-han, Pac-hoi e Haiphong, alem das constantes communicações mantidas por meio de lorchas com os portos próximos de Am-chau, Cam-chau, Cambau-van, Cat-Leng, Tan, Can-cong, Chan-chui, Chec-cai, Cheg-lan, Chiong-sá, Com-mun, Hoi-nam, Hui riang, Iong-kong, Leng-soi, Long-com, Lui-chau, Peng-hoi, Quit-siac, Sai-cong, San-ncng, Sa-peng, Sá-tau, Siec-long, Sic-quei, Sicc-van, Siong-soi-hau, Soi-tong, Tai-chau, Tam-cai, Tau mun, Tin-pac, Tong-cun, Tau-soi-han, e vários outros.

No dia 28 de janeiro de 1884 os tres portos de Macau, Taipa e Colowane continham 2:698 embarcações nativas.

Macau e os seus habitantes, relações com Timor de Bento da França. 1897
Enviar um comentário